builderall





O mês de Janeiro está no final, primeiro mês do ano de um novo ciclo em que, a partir do primeiro dia do mês e do ano acumula-se uma imensa energia de positividade, confraternizações, esperanças e rituais perante um período melhor. Tudo isto reflete projeções de mudanças, progressos, principalmente pelo fato de estarmos vivenciando uma pandemia que entra pelo terceiro ano consecutivo, sem previsão de data para acabar. Este fato nos abateu imensamente e ainda ronda a vida da humanidade.


O Janeiro Branco foi implementado desde 2014 por um grupo de Psicólogos de Uberlândia/MG, no entanto, diferente das demais campanhas informativas, como Outubro Rosa, Novembro Azul, o Janeiro Branco é desconhecido da maioria das pessoas em termos de relacionar o mês/cor ao debate preventivo e informativo acerca da Saúde Mental. Assunto que, mesmo em plena pandemia, ainda é tratado de maneira velada.


Precisamos falar todos os dias sobre Saúde Mental, temos que nos informar sobre as diversas situações que acometem as pessoas que tem, teve ou terá algum transtorno, entender o que são esses distúrbios e como devemos prevenir e procurar ajuda profissional é sair do quadrado de que tais temas pertencem ao universo da loucura e, sobre isto não quero tratar.


A ansiedade, a depressão, a hiperatividade, o pânico são sintomas que sempre existiram, contudo, desde o início da pandemia, estes sinais estão expostos de forma a demonstrar que um grande índice de pessoas necessita de ajuda; o isolamento forçado durante quase um ano já foi um grito de socorro.


Devemos falar e pensar a Saúde Mental como reflexo de questões emocionais suscetíveis a qualquer pessoa de qualquer faixa etária, podendo ocorrer surtos, choros, desequilíbrios em diversos locais e situações, onde, ao invés da discriminação, a pessoa necessita de acolhida, de escuta sem julgamento.


Pessoas de todos os níveis e áreas: saúde, educação, trabalho, economia, direito, comércio, operacional, etc., vamos retirar a Saúde Mental da gaveta e tentar entender os processos que envolve desde a detecção do problema até o encaminhamento e tratamento.